A emoção marcou as quartas-de-final do 4º Campeonato Sul-Americano de Match Play, que aconteceram nesta sexta-feira, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP). O carioca Felipe Navarro (foto), primeiro colocado no ranking nacional, venceu o argentino Leandro Marelli. Aliás, uma vitória histórica, é bom frisar. Navarro, que vinha perdendo por três buracos até o tee do buraco 6, embalou uma sequência de birdies, boas jogadas e conseguiu empatar o jogo no buraco 17. No buraco 18, Navarro errou um drive longo por cima das árvores à esquerda do green, errou a segunda tacada, chegou no green na terceira tacada e embocou na quarta tacada, salvando o par do buraco.
Com essa recuperação precisa, o jogador brasileiro levou o jogo para o playoff, onde fechou a partida com um birdie no buraco 1. “Eu pensei que o jogo estava perdido no buraco 18. Mas consegui me recuperar”, comemora por meio de press release. “A adrenalina da semifinal vai alimentar ainda mais meu estilo de jogo. Vou torcer para uma final brasileira”, adianta.
O paranaense Daniel Stapff, atual campeão amador brasileiro, também marcou presença nesta sexta. Stapff somou três birdies nos três primeiros buracos da segunda volta e garantiu sua vitória no buraco 17 contra o chileno Andrés Jabalquinto. “A modalidade match play é uma guerra. Eu gosto muito de jogar esse tipo de jogo”, declara Daniel Stapff. “Uma final brasileira entre eu e o Navarro seria fantástica”, afirma.
Neste sábado, os dois brasileiros jogarão pela manhã as semifinais do Sul-Americano de Match Play. Felipe Navarro enfrentará o argentino Tomás Cocha (2º colocado no ranking argentino), enquanto que Daniel Stapff jogará contra Patrício Salem (254º no ranking mundial do R&A e 5º no ranking peruano), do Peru. “Eu conheço meu adversário. Nós somos amigos e jogamos juntos em nossa universidade, na Flórida”, destaca Stapff.
Os paulistas Guilherme Oda, Pedro Costa Lima e Roberto Gomez não passaram pelas classificatórias, assim como as jogadoras Nathalie Silva e Isadora Stapff, que também não se classificaram para as eliminatórias.
Mulheres – Na categoria feminina, as semifinais serão compostas por Luz Cangrejo Pedraza, 6ª no ranking colombiano, contra Maria Salinas, 3º lugar no ranking peruano. Na outra chave, se enfrentarão Laura Blanco Trujillo, também da Colômbia (4ª no ranking juvenil de seu país) contra Paz Echeverria, primeira colocada do ranking amador feminino peruano.
Patrocínio – O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Golfe, com o patrocínio do Banco Alfa e apoio da Only Golf, Federação Paulista de Golfe, São Fernando Golf Club, Titleist e Prefeitura Municipal de Cotia. O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (lei nº 11.438), do Ministério dos Esporte.