Rafael Becker (foto), prata da casa do São Fernando Golf Club, escreveu mais um importante capítulo na sua trajetória como golfista. Após uma vitoriosa carreira amadora, encerrada há um ano, o jogador paulista comemorou no sábado passado (23/8), no Porto Alegre Country Club, na Capital gaúcha, o primeiro título como profissional. A conquista, bastante importante, veio de virada na etapa do Circuito Brasileiro de Golfe Profissional.
Como destaca o site golfe.esp.br, Becker, um dos integrantes da equipe YKP/Azeite 1492, que reúne a geração olímpica do golfe brasileiro, começou a rodada final perdendo por uma para o argentino Mauricio Molina, mas jogou cinco abaixo, contra quatro abaixo do adversário, para empatar o jogo em oito abaixo, antes de vencer com um birdie no segundo buraco extra – na partida, o brasileiro jogou parciais de 67/69/66 e Molina, 67/68/67.
“Tenho trabalhado muito a parte mental do meu jogo, tanto ou até mais do que a técnica, e isso me ajudou muito a manter a calma e a não sofrer pressão”, diz Becker, que pouco depois conseguiu se classificar na seletiva de segunda-feira e terminar em terceiro lugar no Texas State Open, no The Lakes at Castle Hills, onde fez 25 birdies em quatro dias.
Desde dezembro passado, Becker é integrante do PGA Tour Latinoamérica, para o qual se classificou ao ser quinto colocado na Série de Desenvolvimento do Circuito. O torneio de Porto Alegre valeu para a Série de Desenvolvimento e os três primeiros colocados já garantiram vaga na final, em janeiro, quando serão distribuídos cinco cartões para o PGA Tour LA.
De volta ao Brasil para dois torneios seguidos, Becker estreou mal na etapa de Brasília, que abriu o Circuito Brasileiro Profissional de 2014 na semana anterior, e mesmo melhorando a cada dia, terminou apenas em 15º lugar. Na semana passada, ainda teve momentos ruins, como ao fazer um único birdie na estreia para jogar duas acima e ainda abrir o segundo dia com um duplo bogey e um bogey nos três primeiros buracos, mas reagiu a partir daí com 11 birdies e um eagle nos 33 buracos finais.
Molina, líder da véspera, copiou o cartão nos primeiros nove buracos e jogou três abaixo de volta para empatar em primeiro. Para isso, ele teve que embocar um putt de seis metros no 18 para levar o jogo ao desempate. Ambos fizeram birdies no primeiro buraco extra, o 18, mas Becker venceu no segundo ao fazer novo birdie, contra duplo bogey do adversário para ser campeão.
Patrocínio – O CBG Pro Tour 2014 tem como patrocinadores YKP, Azeite 1492, HSBC, BMW, Sportv e Klabin e apoios da Nespresso, o café oficial, do Porto Alegre Country Club e da Federação Riograndense de Golfe. O circuito é uma parceria da Confederação Brasileira de Golfe com a IMX, com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.
Crédito da foto: Thais Pastor