OBJETIVOS DO PROGRAMA
- Introduzir o golfe e sua história.
- Ensinar as regras e a etiqueta do jogo.
- Ensinar os fundamentos do golfe.
- Desenvolver a estratégia de jogo.
- Preparar mentalmente.
- Formar equipes vencedoras.
- Fazer com que o golfe traga benefícios à saúde, ao bem-estar e à vida profissional.
NÍVEIS DO PROGRAMA
- INTRODUÇÃO
- INICIANTES
- INTERMEDIÁRIOS
- AVANÇADOS
1. INTRODUÇÃO
- Primeiro contato com o golfe.
- Experiência lúdica do esporte.
- Uso do equipamento SNAG e de outros brinquedos.
- Conhecimentos sobre segurança na prática do jogo.
- Brincadeiras no putting green.
- Brinde pela participação.
- Participação dos pais nas primeiras aulas.
2. INICIANTES
- Breve história do esporte (de acordo com a idade).
- Introdução ao equipamento e a seu uso.
- Aquecimento e alongamento.
- Fundamentos: grip, postura, alinhamento.
- Regras básicas e etiqueta.
- Fundamentos do putt e jogo curto.
- Jogos para desenvolver as habilidades.
- Track record para avaliar a evolução.
- Foco na superação individual, e não na competição.
3. INTERMEDIÁRIOS
- Regras e etiqueta.
- Aquecimento, alongamento e exercícios.
- Fundamentos do full swing.
- Rotina pré-tacada.
- Leitura de greens e das distâncias no campo.
- Tipos de tacada e como executá-los.
- Testes de habilidade e track record.
- Jogos no campo com distâncias reduzidas.
- Participação em competições.
4. AVANÇADOS
- Aprofundamento nas regras.
- Estratégia de jogo e mental.
- Treino físico.
- Definição de rotina de treino produtiva.
- Aquecimento pré-jogo (físico e técnico).
- Fitting de tacos e bolas.
- Trabalho individualizado no swing.
- Treino com foco nos pontos que necessitam melhorar.
- Participação em competições de alto rendimento.
TESTES DE HABILIDADES
✓ Putting.
✓ Short game.
✓ Bunker.
✓ Driving accuracy.
✓ Greens in regulation.
✓Tipos de tacada (alta, baixa, fade, draw).
✓ Atividade físicas (alongamento, equilíbrio, e etc.).
TESTES DE CONHECIMENTO
✓ História do esporte.
✓ Grandes jogadores.
✓ Regras e etiqueta.
✓ Equipamento.
✓ Fundamentos.
✓ Atualidades.
EVOLUÇÃO DOS NÍVEIS
A cada três meses e com base nos resultados dos testes de habilidades e de conhecimento, os instrutores se reunirão para avaliar o desempenho e a possível progressão de nível.
Os critérios de avaliação serão específicos para cada nível e considerarão a idade do aluno.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
- Palestras sobre história do esporte.
- Apresentações sobre a evolução do equipamento.
- Quem são os grandes jogadores.
- Sessões de filmes na sede.
- Bate-papo com jogadores de alto nível técnico.
- Pesquisas sobre golfe (dever de casa).
PREMIAÇÕES SEMESTRAIS
Ranking interno: 1º e 2º colocados de cada categoria.
Testes de habilidade: 1º e 2º colocados em cada habilidade, divididos por nível.
EQUIPE DO PROGRAMA
Felipe Gama – Capitão juvenil do SFGC
Daniela Arantes – Preparadora física
André Conolly – Coordenador e instrutor