De acordo com comunicado oficial da Diretoria, o São Fernando Golf Club está em sua fase final da construção de quatro flaps, uma comporta, dois diques, um piscinão e um lago para minimizar os alagamentos e enchentes que ocorreram nas últimas décadas nesses buracos 2, 3 e 7.
Os lagos dos buracos 8 e 2 na verdade são parte de um córrego, que entra no terreno do clube pelo lago em frente ao tee do 9.
Ao chover muito forte, toda essa água que atravessa o campo não consegue desaguar no Rio Cotia (com nível alto), e automaticamente fica represada no fairway do buraco 2.
Quando esse volume de chuva é muito forte e duradouro, alaga-se o buraco 2 e , em casos extremos, também o 3 e o 7.
Para ajudar a solucionar esses problemas, foram instalados dois flaps no lago do buraco 2, para que a água do lago saia com maior rapidez. Também impede-se que o Rio Cotia, quando alto, entre no campo.
Adicionalmente foi construída uma comporta no lago do buraco 2 com acesso ao novo piscinão. Dessa forma a água que ficava represada no fairway do buraco 2 encontra um lugar – fora de jogo – mais baixo que o fairway do 2, o que evita seu alagamento.
Esse piscinão pode abrigar uma quantidade de água muito grande, evitando alguns alagamentos e enchentes dos buracos 2, 3 e 7. Quando o dique que o forma estiver totalmente coberto por grama, poderá ser usado regularmente.
É bom ressaltar que em caso de chuvas extremamente fortes pode voltar a ocorrer alagamento no campo. As obras acima descritas ajudam a diminuir a frequência e a intensidade desses eventuais alagamentos.
Finalmente, foi feito um lago muito bonito à direita do fairway do buraco 3, para embelezar o campo e ajudar na drenagem dos buracos 7 e 3.