*Texto atualizado às 21h45 desta segunda-feira, dia 28/3.
O velório e o enterro de Yoshito Nomura (foto) ocorrerão no Cemitério do Araçá, na Capital paulista. Segundo Mauro Batista, diretor-executivo da Federação Paulista de Golfe, o velório começará logo mais, por volta da meia-noite desta segunda-feira, dia 28, no prédio localizado na Avenida Dr. Arnaldo, número 300, nos Jardins. O enterro está marcado para o meio-dia desta terça, dia 29. Nomura morreu em casa, aos 85 anos, na madrugada desta segunda, vítima de complicações de doenças com as quais convivia.
Incansável, ele foi presidente da Federação Paulista de Golfe por duas vezes (1988 a 1990 e 1993 a 1994) e por mais de 35 anos exerceu o cargo de diretor-técnico da entidade. Atualmente, ocupava a presidência da Comissão de Arbitragem da FPG. Ele era sócio do São Fernando Golf Club.
Um apaixonado pelo esporte, Nomura, que completaria 86 anos no dia 24 de abril, dedicou a maior parte de sua vida a incentivar o golfe infanto-juvenil e os jogadores de alto desempenho. “Sr. Nomura era nosso ícone no golfe, cuja dedicação ímpar transmitiu aos aspirantes de ontem e de hoje conhecimento, retidão, imparcialidade”, destaca a FPG por meio de nota oficial.
“Sempre dedicado, mesmo nos últimos tempos, já debilitado por problemas de saúde, era para ele condição sine qua non estar presente na vistoria dos campos, nas comissões de arbitragem dos eventos. O golfe brasileiro perde hoje um dos maiores conhecedores das regras do esporte, um grande companheiro. A diretoria e staff da FPG estão profundamente tristes. Um grande número de golfistas que cresceu com ele, também”, continua a nota.
A última participação de Nomura em um evento da FPG foi há uma semana, no Aberto Bandeirantes, onde esteve todos os dias, sempre orientando os jogadores. Ele deixa a mulher, Emi, a filha Tiemi e dois netos.