Os talentosos Rafael Becker (foto) e Nathalie Silva fizeram a festa, neste domingo, no 5º Gillette Cup – 82º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, um dos maiores torneios da América Latina na modalidade. A competição, que valeu para os rankings nacional e mundial de golfe amador, foi disputada no Clube de Campo de São Paulo, na Capital paulista.
Becker, de 22 anos, sócio do São Fernando Golf Club, destaque no golfe universitário norte-americano e que se tornará profissional em junho de 2013, venceu o Amador do Brasil pela terceira vez consecutiva ao somar 276 tacadas (69/66/67/74), oito abaixo do par e com três de diferença para o segundo colocado, o uruguaio Juan Alvarez, que marcou 279 (73/69/68/69). A terceira colocação ficou com Luiz Jacintho, que jogou 282 tacadas (73/70/71/68).
"Estou muito feliz com essa vitória. É difícil cair a ficha de que sou tricampeão e que me igualo a grandes nomes da história do golfe nacional", explica por meio de press release o animado Rafael Becker, que retorna aos Estados Unidos nas próximas semanas, onde estuda, para jogar dois torneios e seguir nos treinos. "No final já estava mais tranquilo com a vantagem que tinha construído. Só precisei administrar", completa.
Mas esta semana também teve um gosto especial para outra brasileira que joga no Exterior. A jovem Nathalie Silva conquistou pela primeira vez o título brasileiro feminino, depois de um playoff de quatro buracos com a segunda colocada, a carioca Clara Teixeira. Elas empataram em 308 tacadas.
"Nem acreditei quando venci. Fui segunda colocada nas últimas quatro edições do torneio e esse era o meu maior objetivo nos últimos tempos", comenta a emocionada Nathalie. "Eu treino muito forte pra isso e é muito bom ver os resultados depois de anos no esporte."
Paralelamente ao Gillette Cup aconteceu a Taça Mário Gonzalez, torneio internacional de duplas, com a participação de dez países. A equipe brasileira, formada por Rafael Becker e Pedro Costa Lima, o Pepê, manteve a liderança isolada e conquistou o troféu, somando 576 tacadas, contra 577 do Uruguai. Em terceiro, ficou a equipe do Argentina, com 606.
Participaram da cerimônia de premiação Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Henrique Calvo, diretor da Procter & Gamble, José Joaquim Barbosa, diretor geral do torneio, Paulo Pacheco, vice-presidente de marketing da CBG, Manuel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe, além de Arthur Quaresma e Augusto Cândito, diretores do Clube de Campo de São Paulo.
A competição teve o patrocínio da Gillette, com apoio da Compact Car. O relógio oficial foi da Rolex.
*A foto é de autoria de Zeca Resendes/Divulgação